Projeto Chef Aprendiz

Atualizado em 29 de Dezembro de 2023

Projeto Chef Aprendiz está na página 105 do guia Amo Oma

Tempo de leitura
6 minutos

Conheça mais sobre o Projeto Chef Aprendiz, parceiro do guia Amo Oma:

Descubra o Chef Aprendiz, um projeto revolucionário que usa a gastronomia como ferramenta para transformar vidas! Jovens de 17 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social são capacitados para brilhar nas cozinhas de restaurantes parceiros. Ou seja, esse projeto itinerante de 6 meses oferece oficinas semanais, abordando desde técnicas de cozinha até preparo para o mercado de trabalho, proporcionando uma experiência completa. Aproveite essa experiência única, garantindo descontos exclusivos e contribua diretamente para o projeto Chef Aprendiz com Guia Amo Oma.

Projetos como o Chef Aprendiz são fundamentais na sociedade. É um grande ecossistema de impulso para jovens que desejam aflorar seus diversos talentos! Mais do que isso, é um ambiente ideal para o desenvolvimento humano, resultando em impactos significativos na vida de cada jovem que já passou pelas mais de 15 edições do projeto.

Hoje, o Guia Amo Oma tem o privilégio de ajudar neste projeto, e também contar com detalhes para vocês sobre esses mais de 10 anos de história! ❤️🧑‍🍳 

Como nasceu esse projeto? Quais passos foram dados para esse ecossistema que é o Chef Aprendiz hoje? 

Assim como todas as edições e evolução do projeto, seu início também foi tomado por grandes emoções!

Compre seu guia

Conheça os melhores restaurantes de SP e faça uma economia inteligente usando os cupons de desconto disponibilizados no guia!

COMPRE SEU GUIA AMO OMA

A Bia Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz, nos conta que, natural de São Paulo, sempre achou essa cidade fascinante, mas ao mesmo tempo repleta de contrastes sociais. Tais características sempre acenderam uma luz em seu coração… De tentar mudar isso de algum jeito!

Sempre engajada, foi voluntária de muitas causas durante sua vida, escolhendo assim sua graduação em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Ao longo do curso, ela sentia uma sensação de impotência diante das questões socioeconômicas brasileiras, tudo isso com um misto de angústia permanente e culpa, levando assim a um diagnóstico de depressão.

Nesse processo de cura pessoal, a Bia começou a idealizar ações e projetos, com o objetivo de se movimentar de alguma forma! Desenhou assim um projeto para crianças e, depois de uma versão piloto em uma ONG em Paraisópolis, recebeu um pedido da organização para idealizar algo direcionado a jovens adultos!

Foi aí o que tudo o que vemos hoje começou a tomar forma… 🤩

Nesse ponto, já era final de 2014, e seu curso da faculdade estava na reta final. Sendo assim, a Bia queria propor uma iniciativa que realmente fizesse sentido e que fosse impactante! Ela foi atrás de pessoas potenciais (e que poderiam participar das ações) perguntando o que estavam a fim de fazer, e a resposta sempre permeava em um “Masterchef Paraisópolis”, em contrapartida do boom da época, que eram os reality shows de cozinha!

Esse foi o impulso criador do Chef Aprendiz…

Além de toda a sinergia para seguir esse projeto no ramo culinário, a avó de Bia era uma cozinheira nata e impressionava a todos com seu talento! 

“Guardo com muito carinho memórias da força dela carregando panelas enormes e a doçura dos sonhos com goiabada que ela fazia aos domingos”.

Nesse ínterim, amor e aconchego nunca faltaram nas experiências gastronômicas caseiras da Bia, contribuindo muito para a afetividade que envolve esse projeto!

“Quando os jovens pediram por um projeto com este tema em uma conversa em Paraisópolis onde eu atuava como voluntária, senti que poderia ser uma forma de proporcionar mais carinho e acolhimento nesta fase tão importante de passagem da adolescência para o mundo adulto”.

A partir daí, a ideia do Chef Aprendiz NASCEU! Com um formato piloto e de testes (para ver como seria tudo isso), a proposta foi um currículo mais enxuto, congregando temas que seriam de grande importância para construir a trajetória imaginada no desenho do projeto.

Financiado através de crowdfunding (financiamento coletivo), foram arrecadados mais de R$37.000,00, tirando assim do papel a primeira edição, chamado nessa época de “Chefe Aprendiz Paraisópolis”! 🥳

Depois dessa primeira edição em 2015, as atividades nunca mais pararam! Para vocês verem o quanto isso impacta de maneira positiva na vida dos envolvidos, os próprios jovens que participaram da edição piloto se ofereceram como voluntários e ajudaram a fazer um jantar de arrecadação de fundos para uma 2ª edição, e por aí foi! 

Lindo isso, não é? 😍

“Aquilo encheu meu coração de propósito e minha alma de coragem e lá fomos nós… segunda, terceira, quarta, quinta… sempre contando com o apoio da galera nos financiamentos coletivos.”

O “modus operandi” sempre foi itinerante! As edições são feitas em diferentes comunidades junto a uma organização local que cede o espaço da cozinha e assim “acontece o projeto” junto com a equipe do Chef Aprendiz.

Já são mais de 15 edições, onde 14 turmas já estão formadas e a 15° está em formação atualmente! 

Ao longo dos anos e principalmente no último, a parte estrutural de conteúdos obteve uma grande evolução, com apostilas mais completas e que abrangem desde técnicas básicas até tópicos mais avançados e específicos, como confeitaria, panificação, culinária indigena, caipira, entre outros ensinamentos importantes, como a legislação da respectiva área, sustentabilidade alimentar e história da gastronomia!

Em cada edição, são em média 6 meses contínuos de oficinas, com média de 40 encontros! 

O Chef e Professor do projeto, Gui Cardadeiro, conta que a egrégora do Chef Aprendiz é algo que vai além da gastronomia. O objetivo é usar a gastronomia como uma ferramenta de transformação e de desenvolvimento humano

Algo importante de mencionarmos é que todo esse escopo de oficinas e atividades têm terapeutas envolvidos com o grupo em formação, trazendo conteúdos ligados à vida deles, sobre racismo, sexualidade, pautas LGBTQIAP+, direitos e deveres dos cidadãos, entre outros assuntos importantes na formação de pessoas para a sociedade. Tudo isso para que eles se tornem seres humanos mais empoderados, cientes e conscientes de suas responsabilidades, unindo assim com a gastronomia.

“O objetivo é que se tornem bons profissionais, dentro e fora da cozinha”, completa Gui!

Sendo assim, a “Grande Final” das oficinas segue uma dinâmica a lá Masterchef! Basicamente, é um dia onde os alunos da respectiva edição, divididos em grupos, criam um menu de 3 etapas (entrada, prato principal e sobremesa) com um conceito fechado e com coesão. Sempre em locais externos, como restaurantes e hotéis, os jovens executam os pratos e apresentam para uma banca de jurados, que são chefes de cozinha e quase sempre estão com possibilidades de contratação, sendo assim uma grande vitrine para esses jovens! 🏅

Seguindo um julgamento mais pedagógico e afetivo dos menus, os chefes, junto com a equipe do Chef Aprendiz coroam todo o processo, onde os alunos recebem prêmios, prestígio e reconhecimento por toda sua trajetória de sucesso ao longo das oficinas!

Para o Chef Aprendiz, se o jovem que finaliza o curso opta por outra carreira que não seja gastronomia, eles apoiam da mesma forma! 

Como diz o Gui, “O Chef aprendiz é sobre o processo, e não sobre o final! Nosso objetivo é criar seres humanos melhores”.

Além desse ponto, eles fomentam o contato com todos os ex-alunos! Onde estão, o que estão fazendo, sempre há um incentivo para quem passou pelo Chef Aprendiz. ❤️

Para finalizar essa parte do artigo da melhor forma, queremos deixar uma poderosa frase da Bia, fundadora do projeto: “A comida tem esse potencial de reunir pessoas, nutrir vínculos e cozinhar lindas histórias”.

Esse projeto possui um papel social muito importante (e impactante)!

Continuando nosso papo com o Gui Cardadeiro, Chef e Professor do projeto, ele reforça o quanto é imensurável o impacto social desse projeto, principalmente nos ambientes de trabalho!

Usando a gastronomia como ferramenta, é possível trazer para a sociedade benefícios que vão além de bons profissionais! Afinal, o Chef Aprendiz foca no desenvolvimento humano dos participantes.

“Somos um ponto seguro para os nossos alunos!”

Até os dias de hoje, o Chef Aprendiz formou 209 alunos! Nesse momento (março de 2024), 25 novos alunos estão em formação na atual edição. Quando falamos de impacto direto, são mais de 3000 pessoas nesse ínterim!

Incrível, né?! 😍

Os Jantares Beneficentes são imperdíveis!

Muito bem recebidos e também aguardados, são parte da formação dos alunos! 

Esses eventos colocam os jovens dentro de uma experiência prática e real de restaurante, o famoso dia a dia de um cozinheiro, em suma!

Ps: eles soltam a programação desses jantares no Instagram! Fique de olho!

Eles entendem a correria, sentem as dificuldades, captam os desafios, ocupando assim as funções do restaurante de um modo 360° e em equipe. Os tutores do Chef Aprendiz acreditam que essas vivências são muito importantes nesse processo de formação!

Assim, os alunos conseguem ter total clareza do que desejam profissionalmente. 😉

Chef Aprendiz + Guia Amo Oma = 🌟👨‍🍳

Quer fazer parte dessa transformação? Além de adquirir o Guia Amo Oma, você contribui diretamente para o projeto. Cada guia vendido significa uma doação para a capacitação de novos jovens, fortalecendo a missão de proporcionar oportunidades e mudar vidas através da gastronomia. Com o Chef Aprendiz e o Guia Amo Oma, cada passo é uma receita de sucesso para um futuro brilhante! 

Além do Guia Amo Oma, o projeto possui algumas outras formas de arrecadação! Vem ver:

🔸 Captação recorrente – Acessando o site aqui, é possível doar através do Código QR!

🔸 Catering de Gastronomia – Incluem serviços para coffee break, almoços, team building e outros tipos de eventos, trabalhando gastronomia e alimentação em sua melhor versão!

Faça parte desse ecossistema de desenvolvimento humano! É um projeto lindo, impactante e que já está há mais de 1 década fazendo a diferença! Se junte a nós. 😁

Promoção Disponível no Guia Amo Oma

Perguntas frequentes sobre o restaurante Chef Aprendiz

Como funciona o projeto Chef Aprendiz?

O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano que capacita jovens de 17 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social para trabalharem em cozinhas de restaurantes. O projeto é itinerante, dura 6 meses e oferece oficinas semanais durante o contraturno escolar, abordando temas como técnicas de cozinha, história da gastronomia, alfabetização emocional, sustentabilidade e preparo para o mercado de trabalho.

Como é escolhida a comunidade para participar do projeto?

A escolha da comunidade é feita em parceria com uma organização local que apoia o projeto. O objetivo é selecionar comunidades em situação de vulnerabilidade social para proporcionar oportunidades de desenvolvimento aos jovens locais.

Quais são as oficinas oferecidas durante o projeto?

O Chef Aprendiz oferece três tipos de oficinas: "Meu Mundo Interno", "O Mundo do Trabalho" e "O Mundo da Cozinha". Cada uma dessas oficinas aborda aspectos específicos, desde o desenvolvimento pessoal até as habilidades práticas relacionadas à gastronomia.

Como ocorre a competição final do Chef Aprendiz?

O projeto culmina em uma competição final, semelhante ao formato do programa Masterchef. Os participantes têm a oportunidade de demonstrar suas habilidades adquiridas durante o programa, e os jurados presentes oferecem vagas de emprego para aqueles que desejam iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.

Como o projeto Chef Aprendiz é viabilizado financeiramente?

O projeto foi inicialmente financiado por meio de crowdfunding e jantares beneficentes. A partir da 6ª edição, a Comgás entrou como patrocinador via lei de incentivo (PROAC). Doações podem ser feitas por PIX, com a chave [email protected] ou pelo CNPJ 28.098.823/0001-10.

Qual é o impacto do Chef Aprendiz até agora?

Até 2021, o projeto impactou 11 comunidades, formou 163 jovens, com 68% deles empregados ou em processo de entrevistas. O projeto beneficiou diretamente 700 pessoas. Parceiros empregadores incluem diversos estabelecimentos renomados, como PatiPiva, Hotel Emiliano, Tartuferia San Paolo, entre outros.

sobre Chef Aprendiz:

  • gastronomia

    Experiências

  • preço médio

    $

  • sugestão do chef

    Jantar beneficente

  • segunda a sexta

    Das 09:00 às 17:30

contatos do restaurante:

  • localização

    Todos(as)

  • telefone

    (11) 5548-8262

especificações

  • Chef Aprendiz

  • Sem Lactose

  • Vegetariano

    Fique por dentro das novidades Amo Oma